Como a experiência do usuário pode influenciar as métricas?

A experiência do usuário é um fator fundamental que deve ser levado em conta para otimizar os resultados do seu site.

Sendo otimizada e utilizada corretamente, a experiência do usuário pode alterar as métricas de maneira significativa, permitindo a obtenção de resultados melhores. O simples fato de garantir a melhor experiência possível, inclusive, pode reduzir a necessidade de investimentos mais complexos em busca de melhores resultados. De maneira geral, a experiência do usuário atua de modo a:

Aumentar a taxa de conversão

Se o site ou mesmo a landing page possui um objetivo claro para o usuário, como se inscrever na newsletter ou fazer um teste do serviço, maiores são as chances de que o usuário tome efetivamente a ação, aumentando a taxa de conversão. No caso de e-commerce, quanto melhor for a experiência do usuário, maiores as chances de ele terminar adquirindo um produto.

Imagine, por exemplo, que o usuário está em seu smartphone navegando pelo seu site. Ele, então, decide conferir as ofertas e promoções e consegue fazer isso com apenas alguns toques. Com uma boa experiência, ele se dá conta que pode fazer a compra ali mesmo, sem maiores dificuldades. Isso, portanto facilita a tomada de decisão por impulso e aumenta a taxa de conversão.

Aumentar o tempo de sessão

Um site que forneça boa experiência ao usuário normalmente é um site de agradável de estar, ou seja, possui uma boa formatação, um design responsivo simples e efetivo e uma boa navegabilidade, além de ser útil. Com isso, é muito mais fácil capturar e manter a atenção do usuário, fazendo com que ele passe mais tempo no seu site.

O fato de investir na experiência do usuário faz com que ele queira ficar mais tempo no seu site e se interesse por outros itens e seções. Isso aumenta a rentabilidade do investimento com divulgação, por exemplo, já que com um mesmo investimento o usuário passou mais tempo no site e foi além da chamada para ação.

Diminuir a taxa de rejeição

A taxa de rejeição ou bounce rate é uma métrica que precisa ser avaliada com constância, já que quanto maior ela for, mais insatisfeito está o usuário. Exatamente por isso, ao investir na experiência do usuário você permite que ele possa navegar de maneira muito mais agradável, diminuindo a sua rejeição. Isso faz com que o cliente deixe de evitar entrar no site porque é muito complicado ou pouco intuitivo, por exemplo, gerando mais oportunidades de negócio.

A experiência do usuário é um fator fundamental que deve ser levado em conta para otimizar os resultados do seu site. Quanto melhor for essa experiência, mais tempo o usuário passará no site e maior será a taxa de conversão, ao mesmo tempo em que a taxa de rejeição sofrerá uma diminuição.

Gostou deste post sobre o que é experiência do usuário? Então, aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades direto na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Morbi nec metus. Quisque libero metus, condimentum nec, tempor ollis, magna.